segunda-feira, 19 de abril de 2010

Altos Papos



"Minha mãe menstruou com 13. Gostaria de saber com quantos anos irei menstruar." 
Narf, 11 anos

Narf, a idade da primeira menstruação depende de fatores genéticos (como a idade em que sua mãe começou a menstruar) e ambientais, como nutrição e massa corporal. Até os 14 ou 15 anos de idade é normal esperar pelo início das menstruações. O acompanhamento por um ginecologista é sempre adequado.

"Queria saber se eu sem transar, só ficar um em cima do outro com roupa, há risco de engravidar?"
Marileia, 15 anos 

Mari, o risco de engravidar se esfregando de roupa é baixo, pois os espermatozóides precisariam atravessar várias camadas de tecido para chegar ao óvulo. De todo jeito, é bom pensar que, se você já está nessa fase, a tendência natural é que a coisa vá ficando mais quente com o passar do tempo, colocando você em risco real de engravidar. Agora é uma boa hora de você consultar um ginecologista e avaliar quais as suas opções de proteção.

"Ainda sou virgem e tenho muito medo de perder minha virgindade, pois dizem que dói muito e sangra demais, isso é verdade?"
Drika, 15 anos

Drika, a dor e o sangramento são variáveis. A dor vai depender muito do seu relaxamento e da sua tranquilidade. O sangramento depende de romper algum vasinho sanguíneo na relação. De uma maneira geral, quanto mais insegura ou em dúvida você estiver, maior a chance de desconforto nas primeiras relações, por isso é aconselhável que você só se aventure a ter atividade sexual se você estiver consciente e tranquila quanto ao que está fazendo. 

"Já transei várias vezes e meu namô fala que minha vagina é muito apertada. Tem algum problema?"
Jayne, 14 anos
 
Jayne, a vagina não alarga com a atividade sexual. Se você não estiver sentindo nenhum incômodo ou dor para ter relações provavelmente não há nada errado com você. Na dúvida, consulte um ginecologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo. Hoje é

Últimas postagens

Pesquisar

Loading