sábado, 6 de fevereiro de 2010

Use a marinada para realçar o sabor dos alimentos

Usada na antiguidade para amaciar e dar mais sabor às carnes de caça, a marinada chegou aos dias atuais como forma de temperar carnes, aves e frutos do mar. Segundo o chef Frédéric de Mayer, do Eça, a técnica culinária também funciona para conservar peixes e carnes. “Os ingredientes da marinada e o tempo em que o alimento fica imerso nela variam de acordo com a receita. Peças de espessura mais grossa podem levar dias marinando”, explica ele.

A receita básica para uma boa marinada leva duas cebolas, uma cabeça de alho, um ramo de tomilho, um ramo de alecrim, um litro de vinho branco, 100ml de azeite, cravo-da-Índia, pimenta-do-reino e sal. “Legumes como cenoura e aipo também podem ser acrescentados”, conta Frédéric. Na hora de dosar os ingredientes, bom senso é fundamental. “É preciso ter cuidado para não exagerar no sal e estragar a receita”, alerta o chef.

O profissional recomenda usar a marinada para temperar carnes e aves, especialmente antes de prepará-las na grelha. “Com peixe, só faço a marinada quando quero dar um sabor especial ao prato. Já um bife de panela, por exemplo, fica mais gostoso quando marinado, assim como as costelinhas de porco”, diz Frédéric.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo. Hoje é

Últimas postagens

Pesquisar

Loading